Entrada Atividades Escola de Verão de Física

Escola de Verão

A primeira edição da Escola de Verão realizou-se em 2005, introduzindo uma maneira inovadora de fazer divulgação científica. Os melhores estudantes do secundário são desafiados a passar uma semana em trabalho intenso, assistindo a cursos, a palestras e desenvolvendo um projeto científico sob a supervisão de jovens investigadores.

Para quem?

Estudantes do secundário, (com prioridade para o 11º ano) com interesse pela Ciência. Em edições anteriores acolhemos estudantes de todo o país (Continente e Ilhas), dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, de Macau e da Galiza.

Porquê a Física?

A Física é uma disciplina com uma maneira muito particular de pensar e de fazer;  o mundo concreto da nossa experiência, do nosso quotidiano, da nossa tecnologia exprime-se através de leis e conceitos abstratos. Os Físicos exercem a sua atividade neste diálogo permanente entre a acão e o pensamento e criam por isso um abordagem muito particular aos problemas, que vão desde a investigação das leis fundamentais da natureza, da  compreensão do Cosmos, até à criação e desenvolvimento de novas tecnologias, da eletrónica à medicina.

Porquê esta Escola?

A escola proporciona uma experiência do que é ser Físico, Engenheiro Físico ou Astrónomo. Os cursos avançados de Relatividade, Mecânica Quântica e Nanotecnologias, e Astrofísica estimulam a compreensão de conceitos novos e a reflexão crítica sobre nossa perceção (convencional) da realidade; os projetos colocam os estudantes perante problemas concretos, que precisam de perceber, que só conseguem resolver em equipa, e cuja solução  tem de ser apresentada antes do final da Escola.

12ª edição

A edição de 2016 terá lugar de 28 de agosto a 2 de setembro de 2016.

Portal da Escola

Conteúdo relacionado