Entrada Departamento Notícias 8ª Escola de Verão: mais um sucesso

8ª Escola de Verão: mais um sucesso

A 8ª escola de verão decorreu de 2 a 7 de Setembro e juntou no departamento 66 alunos do Ensino Secundário, incluindo 11 estudantes estrangeiros.
8ª Escola de Verão: mais um sucesso

Marko Duric a seguir à sua palestra na EV 2012

A escola seguiu o modelo idealizado em 2005 pelo João Viana Lopes e Miguel Sousa Costa, e foi organizada este ano pela Carla Rosa e Florbela Martins. Entre os 66 estudantes contaram-se quatro de S. Tomé, quatro de Macau, uma de Moçambique e dois da Galiza; a escola só apoiou financeiramente uma das estudantes de S. Tomé e a de Moçambique; todos os outros tiverem apoios locais para participar na Escola.

Quem esteve presente na sessão de apresentação dos projetos pode constatar, mais uma vez, o entusiasmo e satisfação dos estudantes presentes. Este ano, alguns pais e mães assistiram a este evento, tendo manifestado a sua surpresa e admiração pelo conteúdo e forma das apresentações. Os 14 projetos foram orientados por Arlindo Trindade, Jorge Leitão, Arlete Apolinário, Joel Carvalho, Jean Michel Gomes, Marcelo Barbosa, Diana Cunha, João Coelho, Vasco Gonçalves, Manuel Jorge Marques, Carlos Gouveia, Filipe Magalhães, João Belo,  e José Miguel Mesquita.

As três palestras foram sobre os temas Telescópios do futuro (José Afonso, FCUL),  The elegant Universe (Marko Duric, FCUP) e Matéria Ultra-Fria (Diogo Fernandes, ENS, Paris, aluno da primeira edição da Escola).

Além dos cursos habituais de Relatividade (Carlos Guedes) e Mecânica quântica e Nanotecnologia (Bruno Amorim), estreou-se um curso sobre Planetas (Pedro Figueira, CAUP).

A sessão especial teve como convidada da Dra. Isabel Jonet, presidente das Federações Portuguesa e Europeia dos Bancos Alimentares contra a Fome , e foi dedicada ao importante tema do Voluntariado.

Tivemos a presença da Dra. Maria João Venâncio, em representação da Universidade do Huambo; conheceu as escolas de Física e Matemática na terça-feira e dedicou toda o dia de sexta-feira às apresentações. O objetivo desta visita foi a preparação de uma atividade semelhante para levar a cabo na Universidade do Huambo em 2013.

Como tem acontecido, o Reitor da Universidade do Porto e o diretor da FCUP, estiveram presentes no final da sessão da manhã das apresentações. A sessão da tarde contou com a presença da diretora executiva do Ciência Viva, Ana Noronha.

A direção do DFA agradece o esforço de todos os monitores, dos responsáveis dos projetos, dos palestrantes e professores dos cursos, e dos organizadores, Carla Rosa e Florbela Martins, que conseguiram fazer deste evento, mais uma vez, uma das mais prestigiantes atividades do Departamento.