Entrada Departamento Notícias Ana Rita Mota com artigo em destaque na Physical Review: Education Research

Ana Rita Mota com artigo em destaque na Physical Review: Education Research

Ana Rita Mota, investigadora do Departamento de Física e Astronomia e Centro de Física do Porto, acaba de publicar, com o grupo de Mazur em Harvard, um artigo selecionado para “Editor's Suggestion” no Physical Review Special Topics: Physics Education Research.

Este artigo, apenas o segundo com endereço de Portugal nesta revista, resulta de trabalho realizado durante a sua permanência em Harvard (de Agosto de 2015 a Junho de 2016), onde coordenou os “Teaching Assistants” de Eric Mazur,  no curso Applied Physics 50 da Universidade de  Harvard.

Neste curso, a resolução de problemas pelos estudantes tem uma fase individual (onde são apenas classificados pelo esforço e capacidade de reflexão) e uma fase coletiva. Durante o processo de resolução, os estudantes avaliam o seu desempenho e refletem sobre os erros cometidos e as dificuldades encontradas.

Estas reflexões sobre o seu próprio processo cognitivo constituíram o material de investigação. O artigo, “Homework as a metacognitive tool in an undergraduate physics course”  Mota,  Körhasan, Miller e Mazur, DOI:10.1103/PhysRevPhysEducRes.15.010136, conclui que, como consequência deste modelo de resolução de exercícios, houve  uma evolução significativa das capacidades metacognitivas dos estudantes durante o semestre  e que as discussões em grupo contribuíram para essa evolução.