Entrada Departamento Notícias Applied Physical Reviews destaca publicação de investigadores do IFIMUP/FCUP

Applied Physical Reviews destaca publicação de investigadores do IFIMUP/FCUP

A recente publicação é um dos destaques da prestigiada revista da Sociedade Americana de Física, Applied Physical Reviews.

 

Um grupo de investigadores do Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica (IFIMUP), sediado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), publicou recentemente um trabalho onde exploram exaustivamente os resultados mais recentes na descoberta de novos e promissores nanomateriais que podem ser usados no diagnóstico e tratamento do cancro.

A investigadora principal, Célia Tavares de Sousa, em declarações aos Serviços de Imagem, Comunicação e Cooperação da FCUP, explica que: "Os novos e promissores nanomateriais são nanoestruturas magnéticas. Discos muito pequenos, com dimensão nanométrica que apresentam propriedades magnéticas únicas que podem ser usados para explorar inovadoras técnicas de diagnóstico e terapia de doenças cancerígenas. Em diagnóstico, plataformas de microfluídica com sensores ultrassensíveis detetam nanodiscos magnéticos com biomarcadores tumorais, permitindo que o cancro seja detetado num estado inicial, aumentando significativamente as chances de cura."

Este estudo que conta também com a participação de dois alunos de doutoramento, Ricardo Magalhães e Suellen Moraes, um investigador auxiliar, David Navas, um bolseiro de investigação, Ludgero Peixoto, e um professor associado, João Pedro Araújo, foi considerado pelos Editores da Applied Physical Reviews, como um dos melhores da revista em 2019 e promovido a “Featured Article”. O artigo está online há menos de uma semana tendo atraído considerável atenção da comunidade científica.Este trabalho surge no âmbito de um projeto Europeu MAGNAMED “Novel magnetic nanostructures for medical applications” (MSCA-RISE-734801), em curso desde 2018. Um estudo de enorme relevância no que toca à construção de conhecimento e descoberta de práticas que melhoram a saúde e a qualidade de vida a nível mundial.

Acções do Documento
classificado em: