Entrada Departamento Notícias CERN'S Masterclass Porto 2017

CERN'S Masterclass Porto 2017

MASTERCLASS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS NO PORTO

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física e o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) vêm oferecer aos alunos da sua escola a possibilidade de serem Físicos de partículas por um dia.

Estamos a organizar a “13ª edição do CERN’s MasterClass – Porto 2017”, que decorrerá a 18 de março de 2017, nas instalações do Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da UP, na Rua do Campo Alegre, 687, 4169-007 Porto.

O QUE É A MASTERCLASS

Os participantes na MasterClass vivem ao longo deste dia o ciclo típico da atividade de um Físico de partículas:

- Assistem a palestras sobre Física de partículas e técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem);

- Fazem um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN (a análise de dados);

- Participam numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises (a divulgação, a discussão publica dos resultados e a validação do trabalho).

QUEM PODE CONCORRER

Podem candidatar-se alunos do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos, que estejam fortemente motivados para a Física, em particular para a Física de partículas. As vagas estão limitadas a 80.

Os professores que acompanham os estudantes podem, mediante inscrição, participar nas atividades ao longo do dia.

Sugere-se a todos a consulta o material de apoio disponível na página

PARA SE INSCREVER

As inscrições são efetuadas eletronicamente no sítio: http://dfa.fc.up.pt/atividades/cern-master-class-em-fisica-de-particulas/cern-master-class/

indicando:

- nome, idade, ano letivo que frequenta em 2016/17, nota nas disciplinas de Física e de Matemática obtidas no ano anterior ou no 1ºtrimestre de 2016/17, e contacto do(s) aluno(s);

- nome e contacto do professor (indicando se pretende participar nas atividades);

- nome da escola.

Solicita-se e agradece-se a divulgação deste evento aos estudantes, em específico àqueles que

considerem possuir um perfil adequado a melhor usufruir das atividades desenvolvidas.

DATAS IMPORTANTES

prazo de inscrição: de 16 de janeiro a 11 de fevereiro de 2017.
comunicação dos resultados: 15 de fevereiro de 2017.
data do evento: 18 de março de 2017.

PROGRAMA (provisório):

08h15-9h10 Receção e sessão de abertura

9h15-11h30 Palestras introdutórias: Física de Partículas, aceleradores e detetores.

11h40-13h00 Almoço com os cientistas presentes.

13h15-15h00 Sessão experimental: análise de acontecimentos.

15h00-17h30 Vídeoconferência: discussão dos resultados (moderada pelo CERN)

17h30-18h00 Sessão de encerramento.