Entrada Departamento Notícias CERN's Masterclasses Porto 2018

CERN's Masterclasses Porto 2018

MASTERCLASS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS NO PORTO

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), vêm oferecer aos alunos da sua escola a possibilidade de serem Físicos de Partículas por um dia.

Estamos a organizar a 14ª edição das “CERN’s MasterClasses – Porto 2018”, que decorrerão a 10 de março de 2018, no Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,  na Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto.

O que são as masterclasses

Os participantes nas MasterClasses vivem um dia típico da atividade de um Físico de Partículas:

- assistem a palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem);

- fazem um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN (a análise de dados);

- participam numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises (a divulgação, a discussão publica dos resultados e a validação do trabalho).

Quem pode concorrer

Podem candidatar-se os estudantes do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos de idade, que estejam fortemente motivados para a Física, e em particular para a Física de Partículas. As vagas estão limitadas a 80 participantes.

Os professores que acompanham os estudantes podem, mediante inscrição, participar nas atividades ao longo do dia.

Sugere-se a todos a consulta o material de apoio disponível na página

Para se inscrever

As inscrições são efetuadas eletronicamente no sítio:

indicando:

- nome, idade, ano letivo que frequenta em 2017/18, notas nas disciplinas de Física e de Matemática obtidas no ano anterior ou no 1ºtrimestre de 2017/18, e contacto do(s) aluno(s);

- nome e contacto do professor (indicando se pretende participar nas atividades);

- nome da escola.

Solicita-se e agradece-se a divulgação deste evento aos estudantes, em específico àqueles que considerem possuir um perfil adequado a melhor usufruir das atividades desenvolvidas.

DATAS IMPORTANTES

Prazo de inscrição: de 15 de janeiro a 5 de fevereiro de 2018.

Comunicação dos resultados: 9 de fevereiro de 2018.

Data do evento: 10 de março de 2018.

PROGRAMA (provisório):

08h15-09h10   Receção e sessão de abertura
09h15-11h30   Palestras introdutórias: Física de Partículas, aceleradores e detetores.
11h40-13h00   Almoço com os cientistas presentes.
13h15-15h00   Sessão experimental: análise de acontecimentos.
15h00-17h30   Vídeo conferência: discussão dos resultados (moderada pelo CERN)
17h30-18h00   Sessão de encerramento.