Entrada Departamento Notícias CERN's Masterclasses Porto 2019

CERN's Masterclasses Porto 2019

MASTERCLASS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS NO PORTO

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), vêm oferecer aos alunos da sua escola a possibilidade de serem Físicos de Partículas por um dia.

Estamos a organizar a 15ª edição das “CERN’s MasterClasses – Porto 2019”, que decorrerão a 6 de abril de 2019, no Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,  na Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto.

O que são as masterclasses

Os participantes nas MasterClasses vivem um dia típico da atividade de um Físico de Partículas:

- assistem a palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem);

- fazem um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN (a análise de dados);

- participam numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises (a divulgação, a discussão pública dos resultados e a validação do trabalho).

Quem pode concorrer

Podem candidatar-se os estudantes do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos de idade, que estejam fortemente motivados para a Física, e em particular para a Física de Partículas. As vagas estão limitadas a 80 participantes.

Os professores que acompanham os estudantes podem, mediante inscrição, participar nas atividades ao longo do dia.

Sugere-se a todos a consulta o material de apoio disponível na página

Para se inscrever

As inscrições são efetuadas eletronicamente no sítio:

indicando:

- nome, idade, ano letivo que frequenta em 2018/19, notas nas disciplinas de Física e de Matemática obtidas no ano anterior ou no 1º trimestre de 2018/19, e contacto do(s) aluno(s);

- nome e contacto do professor (indicando se pretende participar nas atividades);

- nome da escola.

Solicita-se e agradece-se a divulgação deste evento aos estudantes, em específico àqueles que considerem possuir um perfil adequado a melhor usufruir das atividades desenvolvidas.

DATAS IMPORTANTES

Prazo de inscrição: de 20 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019.

Comunicação dos resultados: 11 de março de 2019.

Data do evento: 6 de abril de 2019.

PROGRAMA:

08h30-09h15   Receção e sessão de abertura
09h30-11h30   O universo e as partículas elementares, Nuno Castro
11h40-13h00   Almoço com os cientistas presentes.
13h00-14h30   Sessão experimental: análise de acontecimentos.
13h45-15h00   Ondas gravitacionais, buracos negros e outros que tais, João Rosa
15h00-16h30   Vídeo conferência: discussão dos resultados (moderada pelo CERN)
16h30-17h00   Sessão de encerramento.