Entrada Departamento Notícias CERN's Masterclasses Porto 2020 (Evento cancelado)

CERN's Masterclasses Porto 2020 (Evento cancelado)

Tendo em consideração a incerteza na evolução do surto epidémico COVID-19 e as recomendações das autoridades competentes quando a eventos deste tipo, a direção do Departamento de Física e Astronomia (DFA), em conjunto com o CERN, o LIP e a Sociedade Portuguesa de Física, decidiu pelo cancelamento da "16ª edição de Masterclass de Física das Partículas", prevista para 28 de março.

MASTERCLASS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS NO PORTO

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), vêm oferecer aos alunos da sua escola a possibilidade de serem Físicos de Partículas por um dia.

Estamos a organizar a 16ª edição das “CERN’s MasterClasses – Porto 2020”, que decorrerão a 28 de março de 2020, no Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,  na Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto.

O que são as masterclasses

Os participantes nas MasterClasses vivem um dia típico da atividade de um Físico de Partículas:

- assistem a palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem);

- fazem um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN (a análise de dados);

- participam numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises (a divulgação, a discussão pública dos resultados e a validação do trabalho).

Quem pode concorrer

Podem candidatar-se os estudantes do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos de idade, que estejam fortemente motivados para a Física, e em particular para a Física de Partículas. As vagas estão limitadas a 80 participantes.

Os professores que acompanham os estudantes podem, mediante inscrição, participar nas atividades ao longo do dia.

Sugere-se a todos a consulta o material de apoio disponível na página

Para se inscrever

As inscrições são efetuadas eletronicamente no sítio:

indicando:

- nome, idade, contacto do(s) aluno(s);

- nome e contacto do professor (indicando se este pretende participar nas atividades);

- nome da escola;

- ano letivo que frequenta em 2019/20;

- nota na disciplina de Física obtida no 1º trimestre de 2019/20;

- notas nas disciplinas de Matemática e Física obtidas em 2018/19.

Solicita-se e agradece-se a divulgação deste evento aos estudantes, em específico àqueles que considerem possuir um perfil adequado a melhor usufruir das atividades desenvolvidas.

DATAS IMPORTANTES

Prazo de inscrição: de 13 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020.

Comunicação dos resultados: 28 de fevereiro de 2020.

Data do evento: 28 de março de 2020.

PROGRAMA (provisório):

08h15-9h10        Receção e sessão de abertura

9h15-11h30        Palestras introdutórias: Física de Partículas, aceleradores e detetores.

11h40-13h00      Almoço com os cientistas presentes.

13h15-15h00      Sessão experimental: análise de acontecimentos.

15h00-17h30      Vídeo conferência: discussão dos resultados (moderada pelo CERN)

17h30-18h00      Sessão de encerramento.