Entrada Departamento Notícias CERN's Masterclasses Porto 2021

CERN's Masterclasses Porto 2021

MASTERCLASS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS NO PORTO

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), vêm oferecer aos alunos da sua escola a possibilidade de serem Físicos de Partículas por um dia.

Estamos a organizar a "17ª edição das “CERN’s MasterClasses – Porto 2021”, que decorrerão a 20 de março de 2021.

Este ano, devido à situação de pandemia, todas as sessões serão online.

O que são as masterclasses

Os participantes nas MasterClasses vivem um dia típico da atividade de um Físico de Partículas:

- assistem a palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem);

- fazem um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN (a análise de dados);

- participam numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises (a divulgação, a discussão pública dos resultados e a validação do trabalho).

Quem pode concorrer

Podem candidatar-se os estudantes do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos de idade, que estejam fortemente motivados para a Física, e em particular para a Física de Partículas. As vagas estão limitadas a 80 participantes.

Sugere-se a todos a consulta do material de apoio disponível na página: https://www.physicsmasterclasses.org/

Efetuar inscrição Masterclass 2021:

//dfa.fc.up.pt/atividades/cern-master-class-em-fisica-de-particulas/inscricoes-na-master-class-2021/inscricao-de-estudantes

indicando:

- nome, idade, contacto do estudante;

- nome e contacto do professor;

- nome da escola;

- ano letivo que frequenta em 2020/21;

- nota na disciplina de Física obtida no 1º trimestre de 2020/21;

- notas nas disciplinas de Matemática e Física obtidas em 2019/20.

Solicita-se e agradece-se a divulgação deste evento aos estudantes, em específico àqueles que considerem possuir um perfil adequado a melhor usufruir das atividades desenvolvidas.

DATAS IMPORTANTES

Prazo de inscrição: de 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2021.

Comunicação dos resultados: 5 de março de 2021.

Data do evento: 20 de março de 2021.

PROGRAMA (provisório):

9h15 - Abertura
9h30 - Introdução à Física de Partículas
10h30 - Pausa para respirar

10h45 - Aceleradores e Detetores
11h45 - Pausa para Almoço

Sessão Zoom “plenária"
13h00 - O software de análise e a medida a realizar
13h30 - Análise de Dados
Sessão Zoom com Salas Separadas “paralelas"
os alunos serão divididos por salas separadas Zoom, onde terão apoio dedicado por um
cientista; os alunos irão analisar os dados de forma individual, analisando a amostra de 50 acontecimentos que lhe couber;
14h30 - Reagrupamento de todos os alunos e discussão “local” dos resultados
14h45 - Pausa para respirar

Sessão Zoom “plenária” com todos os institutos neste dia
14h55 - Ligação à sessão Zoom do CERN
15h00 - Video-conferência com Cientistas “Moderadores" em Zoom
16h00 - Final da video-conferência e retorno às sessões Zoom da atividade associadas aos locais para realizar localmente o Quiz
16h15 - Encerramento
16h30 - Final da atividade e encerramento da sessão Zoom.