Entrada Departamento Notícias Cientista Portuguesa, Graça Rocha, entre os membros da colaboração Planck galardoada com o Prémio Gruber de Cosmologia

Cientista Portuguesa, Graça Rocha, entre os membros da colaboração Planck galardoada com o Prémio Gruber de Cosmologia

 

O Prémio Gruber (https://gruber.yale.edu/prize/2018-gruber-cosmology-prize), um dos mais prestigiados da cosmologia, visa galardoar os investigadores principais e as equipes de investigação que tenham dado um importante contributo para a compreensão do Universo.

A colaboração Planck, responsável pelo satélite de terceira geração de mesmo nome, lançado em 2009, efectuou um exaustivo mapeamento da radiação cósmica de fundo na região de microondas do espectro electromagnético, revelando um retrato do Universo nos primeiros 380 mil anos depois do Big Bang. A colaboração é liderada pelos cientistas Nazzareno Mondolesi e Jean-Loup Puget e é composta por cerca de 400 cientistas de todo o mundo.

A cientista Graça Rocha, está envolvida na colaboração Planck desde o seu início, liderou três grupos de trabalho  e foi porta voz da colaboração aquando da apresentação pública dos seus primeiros resultados em abril de 2013 (https://www.cosmos.esa.int/web/planck/47th-eslab-programmehttps://www.cosmos.esa.int/web/planck/47-eslab).

Graça Rocha licenciou-se em Matemática, ramo Matemática Pura, e em Física na FCUP. Obteve o Mestrado no Queen Mary & Westfield College em Londres e o doutoramento no Cavendish Laboratory, Departamento de Física da Universidade de Cambridge. Actualmente ela é investigadora no Jet Propulsion Lab na Universidade da California.

Acções do Documento
classificado em: