Entrada Departamento Notícias Cláudio Gomes distinguido com Prémio Estímulo à Investigação

Cláudio Gomes distinguido com Prémio Estímulo à Investigação

O aluno de Mestrado em Física Cláudio Gomes foi distinguido com um prémio de estímulo à investigação da Fundação Calouste Gulbenkian, com um projeto orientado por Pedro Avelino, no âmbito do CAUP.
Cláudio Gomes distinguido com Prémio Estímulo à Investigação

Polar Ring Galaxy NGC 660 ( Gemini Observatory, AURA, Travis Rector Univ. Alaska Anchorage.

Este projeto, na área de Astrofísica e Cosmologia, centra-se no estudo das consequências  da energia escura na dinâmica de enxames de galáxias. Será desenvolvido no âmbito do Mestrado em Física, sob orientação de Pedro Avelino, no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

A Energia Escura tornou-se um tópico de grande interesse em Cosmologia desde a descoberta , no final da década de 90, de que a expansão do Universo está em aceleração. Esta descoberta, resultante estudos exaustivos das velocidades de afastamentos de galáxias, foi uma enorme surpresa, pois se a dinâmica da expansão fosse dominada pela gravidade,  seria de esperar seria de esperar uma diminuição da velocidade de expansão devido à natureza atrativa da gravidade. Este trabalho foi contemplado com o Prémio Nobel de 2011.

Cláudio Filipe Vieira  Gomes licenciou-se em Física no Departamento de Física e Astronomia, em 2012 e é atualmente aluno do primeiro ano do Mestrado em Física. Oriundo da ilha das Flores, nos Açores, foi aluno da 4ª edição  Escola de Verão de Física.