Entrada Departamento Notícias Colaboração IFIMUP-INESCTEC publica trabalho sobre metamateriais

Colaboração IFIMUP-INESCTEC publica trabalho sobre metamateriais

O IFIMUP-IN, Instituto de Física de Materiais, em colaboração com o INESCTEC, iniciou recentemente trabalhos numa das áreas de maior impacto da Física: os metamateriais. Acabou de ser publicada na prestigiada Physical Review B o primeiro trabalho desta colaboração.
Colaboração  IFIMUP-INESCTEC publica trabalho  sobre metamateriais

Ilustração da refração negativa: fonte mat.ucsb.edu

Os metamateriais são materiais concebidos artificialmente de modo a oferecer um comportamento físico inexistente na natureza. Em termos práticos, o conceito surgiu em força na década de 90, com os trabalhos de John Pendry,  que concebeu materiais capazes de apresentar índices de refração negativa, concretizando uma proposta de  Victor Veselago, que, em 1967, tinha estudado teoricamente esta possibilidade.   Entre outras consequências notáveis, os metamateriais oferecem a possibilidade de construir "mantos de invisibilidade", que permitem desviar a radiação eletromagnética à volta de um objecto, sem a difundir ou absorver, tornando-o efectivamente invisível.

IFIMUP/IN numa colaboração com o INESCTEC-UOSE, duas unidades de investigação a funcionar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, uma dedicada investigação nesta área que começa agora a dar os seus primeiros frutos. Num estudo pioneiro aplicando análise de superfície normal, os seus investigadores conseguiram detectar e comprovar a transição da luz visível para o regime de refracção negativa, num compósito de nanofios de prata por eles produzido. O estudo acaba de ser publicado numa das mais reputadas revistas internacionais de física, a Physical Review B ( http://prb.aps.org/abstract/PRB/v85/i16/e165408 ); tem o título

Birefringence swap at the transition to hyperbolic dispersion in metamaterials

e são autores:  Luís Miguel Custódio, Célia Sousa, José Miguel Teixeira, João Ventura, Paulo Marques e João Pedro Araújo.