Entrada Departamento Notícias Confirmada existência de planeta que orbita estrela mais próxima do sistema solar

Representação artística planeta Próxima b a orbitar a Próxima do Centauro, a estrela mais perto do nosso sistema solar GABRIEL PÉREZ DÍAZ/SMM/IAC

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), conseguiu, através do espectrógrafo Espresso, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do nosso sistema solar.

Em comunicado, o IA avança que o estudo, aceite para publicação na revista científica Astronomy & Astrophysics, confirmou a “existência do exoplaneta Próxima b, considerado pelos investigadores a “exo-Terra mais próxima do nosso sistema solar”.

Este exoplaneta, que “parecia ter massa semelhante à da Terra” e estaria dentro da “chamada zona de habitabilidade da sua estrela-mãe”, foi detectado pelo espectrógrafo HARPS há cerca de quatro anos.

João Faria, um dos investigadores do IA responsáveis pela análise dos dados recolhidos, refere que o espectrógrafo Espresso permitiu, “de forma independente”, confirmar “a presença do planeta a orbitar a Próxima do Centauro, a estrela mais próxima de nós”. “A análise dos dados ajudou-nos a desenvolver novas técnicas para detectar planetas de pequena massa. Estas técnicas estão agora a ser aplicadas a outras estrelas, mais parecidas com o Sol, à procura de planetas como a Terra”, avança o investigador, citado no comunicado.

Também Nuno Cardoso Santos, investigador do IA e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, salienta que os resultados demonstram “o potencial do Espresso para detectar outras Terras no Universo”. “Nos próximos meses vamos certamente ver mais resultados extraordinários”, garante.

Para Pedro Figueira, também investigador do IA, este é o “primeiro resultado científico que faz uso da precisão em velocidades radiais do espectrógrafo Espresso”, adiantando que os dados obtidos mostram “o futuro brilhante” do instrumento.

Além do exoplaneta Próxima b, a equipa de investigadores encontrou também indícios de um “segundo sinal nos dados”. No entanto, a origem ainda não foi identificada.

Fonte: Público