Entrada Departamento Notícias Docente do DFA/ FCUP lança livro sobre os sombrios tempos dos anos 30/40

Docente do DFA/ FCUP lança livro sobre os sombrios tempos dos anos 30/40

'A solução final' aborda lições desta época para os tempos presente e futuro

 

Dois cientistas de craveira internacional são mantidos prisioneiros pelos nazis e são obrigados a colaborar com o esforço de construir um armamento nuclear. Este é o enredo do novo livro de Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), recentemente lançado pela editora U.Porto Press.

"A minha motivação era entender como foi (e é) possível que, apesar dos extraordinários avanços artísticos, científicos, culturais e humanísticos, muitos países caíram (caem) no poço das políticas da ignorância, do preconceito, da intolerância e da xenofobia", explica o autor que começou a escrever sobre este tema 2008. "A solução final" aborda as lições para o presente e futuro deixadas pelos tempos sombrios da Segunda Grande Guerra.

A partir de factos reais como a ascensão do nazismo na Alemanha, a perseguição aos intelectuais e a imposição das leis raciais, a Grande Guerra, a política de extermínio, o desenvolvimento armamentista e o objetivo de construção de armas nucleares, o docente da FCUP constrói uma trama alternativa para a História do mundo entre 1933 e 1945.

"Ao longo do livro, são discutidos os substanciais avanços científicos e tecnológicos em física, química e matemática que tiveram lugar durante este tão sombrio período da História da Humanidade", remata.

Acções do Documento
classificado em: