Entrada Departamento Notícias Encerramento Ano Internacional da Luz

Encerramento Ano Internacional da Luz

Casa da Música | 21 de junho de 2016 | 17:00

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Comissão Nacional de Organização do Ano Internacional da Luz têm a seu encargo a organização da Sessão de Encerramento do Ano Internacional da Luz em Portugal, durante a qual decorrerá uma Conferência proferida por Sir Michael Berry, H. H. Wills Physics Laboratory, Professor Emérito da Universidade de Bristol - UK, intitulada:

Making Light of Mathematics

A strongly visual presentation, describing many ‘mathematical  phenomena’ that find application and sometimes spectacular physical illustration in the physics of light. Concepts such as fractals, catastrophe theory, knots, infinity, zero, and even when 1+1 fails to equal 2, are needed to understand rainbows, twinkling starlight, sparkling seas, oriental magic mirrors, and simple observations on interference, polarization and focusing. The lecture is nontechnical but intellectual.

A sessão terá lugar na sala 2 da Casa da Música, no Porto às 17:00 no dia 21 de junho de 2016, e será seguida de um concerto na sala Suggia do Remix Ensemble Casa da Música com o barítono Ivan Ludlow, sob a direção do maestro e oboísta Heinz Holliger.