Entrada Departamento Notícias Estudante de Engª Física vence Prémio Estímulo à Investigação 2015

Estudante de Engª Física vence Prémio Estímulo à Investigação 2015

Vítor Amorim, estudante do Mestrado Integrado em Engª Física da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e Investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC distinguido com Prémio Estímulo à Investigação 2015, atribuído em novembro pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este prémio distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em diversas áreas científicas.

O prémio de 12.500 euros, a repartir entre o investigador e a instituição de acolhimento, permitirá ao investigador fabricar e combinar guias de onda e de estruturas maquinadas, recorrendo a um laser femtosegundo, num único dispositivo. Este dispositivo permitirá manipular fluídos à micro-escala com interação entre a luz que se propaga no guia de onda e o fluido no canal de microfluídica.

Será ainda possível o fabrico de redes de Bragg devido à alta resolução conferida pelo processo de absorção não linear do feixe pelo material. Este tipo de dispositivo poderá ser usado como plataforma sensora de material biológico. O trabalho será desenvolvido no grupo de microfabricação do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, com supervisão de Paulo Marques, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e coordenador do CAP.

O Programa de Estímulo à Investigação tem como objetivo incentivar entre os jovens a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço. Este programa permite que os jovens sejam integrados em centros de investigação portugueses para poderem desenvolver os seus projetos.