Entrada Departamento Notícias Estudante do DFA-FCUP conquista bolsa Humboldt de 100 mil euros

Estudante do DFA-FCUP conquista bolsa Humboldt de 100 mil euros

Benard Nsamba, estudante do doutoramento em Astronomia do DFA da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), foi distinguido com uma bolsa individual da Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha), no valor de 100 mil euros.
Na base da atribuição desta bolsa, destinada a jovens cientistas (com menos de 40 anos) altamente qualificados, está o desempenho académico de Benard, assim como as suas contribuições para a compreensão de interiores estelares. O apoio vai permitir ao investigador prosseguir os seus estudos no prestigiado Instituto Max Planck para a Astrofísica (MPA), em Garching, na Alemanha.
Licenciado e Mestre em Física, Benarr Nsamba, 30 anos, chegou ao Porto em 2015, para integrar o doutoramento em Astronomia (bolsa PhD Space). Durante o doutoramento, que está prestes a concluir, usou modelação com recurso a dados de asterossismologia para determinar o impacto que a física dos modelos estelares tem nos parâmetros estelares (como massa ou diâmetro). Isto pode ser aplicado na caracterização de precisão das estrelas com exoplanetas e dos seus sistemas planetários.

O estudante da FCUP está a ser orientado pelos docentes da FCUP, Mário João Monteiro, diretor do Departamento de Física e Astronomia e Tiago Campante.