Entrada Departamento Notícias FCUP comemora o Dia do Asteroide

FCUP comemora o Dia do Asteroide

30 junho 2017 | Fundação de Serralves

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)
vai comemorar no próximo dia 30 de junho, o Dia do Asteroide, um movimento de alerta global que visa consciencializar a sociedade dos riscos associados ao impacto de asteroides, as medidas para a sua deteção e mitigação dos riscos.
Este evento é organizado pelo Departamento de Física e Astronomia da FCUP, o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC), com a colaboração do Planetário do Porto Centro de Ciência Viva e Instituto de Astrofísica, em parceria com a Fundação de Serralves.
O evento irá decorrer na Fundação de Serralves, o programa inicia-se às 11 horas com atividades para os mais pequenos (crianças dos 4 aos 12 anos). A sessão de abertura está marcada para as 14h45 e contará com a presença do Prof. Dr. Orfeu Bertolami (Diretor Departamento de Física e Astronomia da FCUP) e a Prof. Dra. Isabel Pires de Lima (Vice-Presidente Conselho de Administração da Fundação de Serralves).

Seguem-se três momentos dedicados ao mundo dos asteroides, liderados pelo Prof. Doutor Orfeu Bertolami com “O Espaço, a fronteira final”, o astronauta da Nasa Nicole Stott, a Prof. Dra. Teresa Seixas “Asteroides: vizinhos a conhecer antes que nos visitem” e o moderador Prof. Doutor Manuel Silva.

Após uma pausa para café, o programa prossegue a partir das 17h30 com Visita Guiada à exposição de meteoritos com a Prof. Dra. Helena Couto. Pelas 18 horas está agendada a sessão de cartazes e visualização de filmes com o Prof. Manuel Silva e Leitura de excertos de “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry pela Dra. Marisa Monteiro do (MHNC-UP) .

A entrada é livre.

Ver o ProgramaPágina facebook “Asteroid Day 2017 Portugal”