Entrada Departamento Notícias Helder Crespo, Prof. do DFA da FCUP, eleito como 'User Representative' do Consórcio Laserlab Europe

Helder Crespo, Prof. do DFA da FCUP, eleito como 'User Representative' do Consórcio Laserlab Europe

 

Helder Crespo, Professor Auxiliar do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e líder do Grupo de Lasers Ultra-rápidos do IFIMUP-IN, foi eleito para a Comissão de Representantes dos Utilizadores do Consórcio Laserlab-Europe. Esta é a primeira vez que a Comissão conta com um cientista português entre os seus membros:

http://www.laserlab-europe.net/transnational-access/user-representatives

Os lasers são ferramentas muito importantes nas tecnologias actuais, ciências médicas e investigação. Recentemente, o campo dos lasers avançados tem permitido progressos importantes em novas tecnologias e aplicações em muitas áreas da sociedade moderna, contribuindo assim substancialmente para o crescimento económico. Os lasers e a fotónica, uma das únicas cinco ‘key enabling technologies’ identificadas pela União Europeia, são não só essenciais para o futuro científico mas também para a segurança sócio-económica de qualquer país. Entre o trabalho que tem sido desenvolvido pelo grupo de Lasers Ultra-rápidos do IFIMUP-IN em tecnologias laser avançadas e aplicações, destaca-se a tecnologia de dispersion-scan (d-scan), inventada em parceria com colegas da Universidade de Lund, na Suécia, a qual nos permitiu obter os impulsos luminosos mais curtos alguma vez produzidos e medidos com métodos ópticos, cujas durações são da ordem dos 3 femtosegundos (1 femtosegundo = 0,000 000 000 000 001 segundos).

O Consórcio Laserlab reúne 33 instituições de referência na investigação interdisciplinar apoiada em lasers, de 21 países diferentes. Os membros oferecem acesso gratuito a infraestruturas chave na Europa, com características que estão na linha da frente da tecnologia laser mundial, incluindo dois Lasers de Electrões Livres (FELs). Isto permite a cientistas da Academia e também da Indústria o desenvolvimento de investigação de ponta para o avanço do conhecimento numa vasta gama de domínios científicos, servindo portanto uma comunidade interdisciplinar muito vasta. O Consórcio Laserlab entra agora numa nova fase de colaboração de mais 4 anos (2015-2019), iniciada em Dezembro de 2015, para a qual conseguiu garantir já um apoio de 10 milhões de euros no âmbito de um concurso muito competitivo do Horizonte 2020.

A Comissão de Representantes dos Utilizadores é composta por cientistas que são utilizadores frequentes das infraestruturas do Laserlab-Europe, sendo assim conhecedores quer das necessidades científicas dos utilizadores, quer das oportunidades e condições oferecidas pelas infraestruturas. Nesta capacidade, actuam activamente como interface entre a comunidade de utilizadores e o Laserlab-Europe. Os Representantes dos Utilizadores têm assentos permanentes em Comissões chave do Laserlab-Europe, em particular na Comissão de Acesso, Comissão de Networking e Assembleia Geral.

Para mais informações sobre o Consórcio, visite:

http://www.laserlab-europe.net

Acções do Documento
classificado em: