II EEDC

II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP | Dia 8 de julho de 2016 | FCUP

A Unidade de Ensino das Ciências (UEC) é uma estrutura de apoio aos órgãos de gestão da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) na missão de promover o Ensino e Divulgação das Ciências Exatas e Naturais, incluindo a formação de professores. Composta por docentes pertencentes a vários Departamentos da FCUP, a UEC está implicada na primeira linha em cursos de mestrado e doutoramento relacionados com o ensino e divulgação das ciências. Em particular, destaca-se o Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências, em funcionamento desde 2009.

Nestes anos de funcionamento realizaram-se investigações aprofundadas, fundamentadas e inovadoras em áreas correspondentes aos ramos de especialização (ensino e divulgação das ciências), que são considerados relevantes na sociedade atual. Daqui tem resultado uma vasta diversidade de experiências e ampliação de competências, em áreas disciplinares inerentes ao corpo docente.

Neste contexto, o “II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP” pretende continuar a sensibilizar para as questões de educação e comunicação científica, bem como fomentar a formação avançada de professores - promovendo melhorias na prática letiva - e divulgadores - potenciando o desenvolvimento de aptidões de dinamização de museus e espaços de divulgação e de comunicação científica.

O encontro é aberto ao público em geral, mas principalmente a:
- Professores de Ciências Exatas e Naturais dos Ensinos Básico e Secundário (grupos de recrutamento 230, 500, 510, 520);
- Estudantes dos Mestrados em Ensino; Estudantes dos Mestrados em Comunicação de Ciência; Estudantes dos Mestrados em Ciências da Comunicação;
- Estudantes de Programas Doutorais no âmbito do Ensino e da Divulgação das Ciências;
- Comunicadores e divulgadores de Ciência, incluindo Jovens Jornalistas de Ciência e Ilustradores Científicos.

Consultar aqui todas as informações.