Entrada Departamento Notícias II Semana da Ficção Científica - "SYFY Scientific Review"

II Semana da Ficção Científica - "SYFY Scientific Review"

14-15 setembro 2016, Auditório FCUP

Introdução

Há uma dependência entre a ciência transmitida nas universidades e a ficção científica a nível cinematográfico ou literário. Vários cientistas e investigadores reconhecem que a ficção científica tem um papel muito importante no desencadeamento da imaginação sobre o que é possível desenvolver na ciência atual ou mesmo na criação de novas necessidades comerciais. Por outro lado, os autores de ficção são inspirados pelos trabalhos desenvolvidos nestas áreas científicas, sendo apoiados muitas vezes por dados científicos que sustentam uma imaginação ficcional científica. Tal como o método científico, a ficção científica pretende fornecer uma abordagem para a compreensão do universo em que vivemos.

A ficção científica contempla as áreas de cinema e literatura do fantástico mas também explora recursos nos mais diversos campos desde as ciências exatas como a física, química e biologia até às novas engenharias. Aqueles que criam e estudam ficção científica devem possuir uma formação científica ou tecnológica relevante, bem como ter um vasto conhecimento das implicações sociais, históricas, económicas entre outras sobre a comunidade em geral.

Assume-se um princípio de que a ficção científica não é baseada na realidade, portanto, não  factual. Contudo, este conceito é aplicado na ciência quando novas descobertas são feitas sendo que em alguns casos, a ficção científica é provada como um facto. Todos já presenciamos a evolução das histórias de ficção científica consoante a evolução da ciência e cada vez mais são pedidos conselhos ou sugestões aos cientistas para a história de ficção apresentar uma maior realidade e por isso ser ainda mais espetacular. Logo nem tudo o que aparece em ficção cientifica se trata de um facto não cientifico ou pelo menos parte dele.

Departamento de Física e de Astronomia da FCUP em colaboração com o INESC TEC irá realizar a segunda semana da Ficção Cientifica chamada “SYFY Scientific Review” onde pretende mostrar um dia de obras primas de ficção cientifica. Na página “Dia de Cinema” são apresentados os filmes escolhidos e sugeridos pela comunidade jovem da UP. O segundo dia terá palestras sobre temas científicos diversos realçando o tema de este ano - “Inteligência Artificial”. Finalmente haverá um debate com convidados em diversas áreas relacionadas com o tema Inteligência Artificial: Moralidade e Ética.

Mais informação