Entrada Departamento Notícias Investigadores do DFA criam startup inanoEnergy

Investigadores do DFA criam startup inanoEnergy

Uma equipa constituída por quatro cientistas, André Pereira e João Ventura, docentes do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da U.Porto e investigadores do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP-IN), Joel PugaMariana Proença ambos investigadores do IFIMUP-IN fundaram recentemente a startup inanoEnergy para desenvolver micro/nanogeradores capazes de converter energia mecânica e/ou térmica em energia elétrica útil, utilizável para alimentar os mais variados componentes eletrónicos.

Esta spinoff iniciou o seu caminho como um projeto do grupo tendo participado em diversos concursos onde se destacam a sua participação como finalista no iUP25k e a consequente integração da equipa na escola de startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Mais recentemente, a inovadora tecnologia de microgeradores capazes de aproveitar energia desperdiçada valeu à equipa de investigadores a seleção para integrar o 1º programa ESA BIC Portugal com um prémio monetário para apoiar a criação e desenvolvimento desta empresa. Este programa pretende trazer para Terra tecnologia utilizada no espaço. Este programa permitiu também à inanoEnergy integrar-se no polo do Porto do centro de incubação ESA BIC em Portugal.