Entrada Departamento Notícias Lançamento do livro "Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea"

Lançamento do livro "Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea"

11 de maio | 18h00 | Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea

Orfeu Bertolami

Jorge Parámos

A apresentação da obra será feita por Eduardo Lage, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

U.PORTO EDIÇÕES, 2016

A Cosmologia é uma das mais pujantes áreas da investigação da Física contemporânea. Mobiliza vastos recursos teóricos e experimentais: estes materializam-se em missões espaciais, programas observacionais que visam compilar catálogos astronómicos com uma extensão jamais vista, e recursos de computação e simulação que estão no limite das capacidades hodiernas em termos de complexidade, armazenamento e manipulação de dados. Esta riqueza de implicações só é possível graças à maturidade teórica que a Cosmologia atingiu nas últimas décadas. Nesta breve introdução à Cosmologia Contemporânea, os aspetos observacionais e teóricos mais salientes da ciência do Universo são descritos e teorizados. Tendo como ponto de partida a Teoria da Relatividade Geral, o livro discute a história térmica do Universo, a necessidade de um período primordial de expansão acelerada, a inflação, as propriedades mais marcantes da radiação cósmica de fundo, a problemática da matéria e da energia escura, e a hipótese de construção de descrições cosmológicas alternativas com base em teorias da gravitação que não as baseadas na Relatividade Geral. Os temas abordados fazem deste livro uma obra particularmente útil para um curso introdutório de Cosmologia.