Entrada Departamento Notícias Lançamento do livro “Mecânica Avançada”, de E. J. S. Lage

Lançamento do livro “Mecânica Avançada”, de E. J. S. Lage

MECÂNICA AVANÇADA

3 de novembro, às 18h30, na Reitoria da U. Porto (sala da Biblioteca).
Praça Gomes Teixeira

Apresentação a cargo de João Lopes dos Santos, Prof. catedrático de Física no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

U.PORTO EDIÇÕES, 2015

Esta obra tem por base a disciplina, com o mesmo nome, que o autor lecionou, durante vários anos, a alunos das licenciaturas em Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e que tinha como objetivo aprofundar o conhecimento de Mecânica Newtoniana nos alunos em fase mais avançada de formação, explorando, em particular, as formulações Lagrangeana e Hamiltoniana, transformações canónicas, simetrias e invariâncias, teoria de perturbações clássica, amplificação paramétrica e concluindo com uma introdução ao mais recente estudo de sistemas dinâmicos. Neste contexto, constituía um suporte indispensável para Física Estatística, Mecânica Quântica e Teoria da Relatividade.

BIOGRAFIA

E. J. S. Lage é Professor catedrático reformado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Nascido no Porto, em 1947, frequentou os preparatórios do curso de Engenharia Eletrotécnica da U.Porto, tendo, depois, transitado para a licenciatura em Física que concluiu em 1971. Bolseiro do extinto Instituto de Alta Cultura na Universidade de Oxford, Inglaterra, aí viria a obter o D. Phil. em Física Teórica (1976), grau que seria, no mesmo ano, reconhecido como equivalente ao doutoramento nacional. Contratado como professor auxiliar da FCUP, viria a obter o grau de Agregado em 1987. Em 1994, foi nomeado professor catedrático de Física na U.P.