Entrada Departamento Notícias Lançamento do livro "DO BIG BANG AO HOMEM"

Lançamento do livro "DO BIG BANG AO HOMEM"

15 de junho | 18:00 | Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Apresentação a cargo de Prof. Cândido Agra, professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

DO BIG BANG AO HOMEM

U.PORTO EDIÇÕES, 2016

Coletânea de textos resultantes de um conjunto de palestras que tiveram lugar na Reitoria da U.Porto, no âmbito da Exposição Terra em Transformação. São debatidos temas de uma vastíssima problemática: da origem do Universo à origem da vida e do homem, passando pelo aparecimento dos planetas, da Terra, das plantas e dos animais. Ao leitor é permitido vislumbrar a riqueza conceptual e metodológica de diversas disciplinas de investigação, mas acima de tudo, de perceber as ideias centrais de cada tema e o esforço de articulação das distintas áreas do saber. Somos todos cidadãos do Universo, mas só através do entendimento dos aspetos centrais do conhecimento integral que temos do mundo é que podemos efetivamente usufruir desta cidadania.

BIOGRAFIAS

Frederico Sodré Borges, licenciado em Ciências Geológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), M.Sc. em Geologia Estrutural pelo Imperial College of Science and Technology, onde obteve o Ph.D. em Geologia pela Universidade de Londres. Foi professor catedrático na FCUP, tendo-se aposentado em finais de 2003. Criou, com a colaboração do Arqt. Fernando Lanhas, o museu de mineralogia da FCUP, recentemente desmantelado, tendo, em 1994, publicado o correspondente Catálogo Descritivo. Colaborou na fundação do Museu de História Natural da FCUP, em que se integraram todos os núcleos museológicas de geologia, zoologia e de arqueologia daquela faculdade, do qual foi o primeiro dirigente, a partir de 1996, permanecendo no cargo até à sua aposentação. Desde sempre, filatelista amador, como parte do seu espírito de ajuntador de pequenas coisas.

Orfeu Bertolami, Professor Catedrático na FCUP. Doutorado em física teórica pela Universidade de Oxford, (1987). Trabalha em questões relativas à estrutura microscópica do espaço-tempo, na física da matéria e da energia escura, e em física fundamental no espaço. Presidente do Dep. de Física e Astronomia da FCUP.

António Amorim, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências do Porto (FCUP). Investigador em genética populacional pura e aplicada, atualmente líder do Grupo de Population Genetics and Evolution Research no I3S / IPATIMUP.

Helena Couto, Professora Associada da FCUP. Investigadora do Instituto de Ciências da Terra. Foi Diretora Adjunta do Museu de História Natural da U.Porto. Desenvolve investigação nas áreas da Estratigrafia e Paleontologia do Paleozóico e em Mineralizações de antimónio e ouro.

João Pais, Professor Catedrático aposentado da UNL. Sócio Correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Especializou-se em Paleobotânica e Palinologia e na Estratigrafia das unidades terciárias das bacias do Tejo e do Algarve e no apoio à cartografia geológica desenvolvida pelo LNEG.

João Pedro Cunha Ribeiro, Professor Auxiliar na FLUL. Doutorado na U.Lisboa, 1999. Subdiretor do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (2007-2011). Trabalha no estudo das ocupações humanas do Pleistocénico Médio no Ocidente peninsular.

Mário Mendes, Doutorado em Geociências (Paleobotânica) pela U. Évora. Trabalha nas áreas de Paleobotânica e Palinologia. Interesses de investigação: história evolutiva das angiospérmicas, com ênfase na biologia reprodutiva, filogenia e paleoecologia.

Nuno C. Santos, Professor no Dep. de Física e Astronomia da FCUP. Investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Co-investigador principal do projeto ESPRESSO, para o ESO, membro das missões CHEOPS e PLATO2.0 (ESA).

Octávio Mateus, Professor de Paleontologia na UNL. Doutorado em Paleontologia pela UNL. Tema de investigação: paleontologia de dinossauros. Participa e organiza escavações de dinossauros em Portugal. No âmbito do Projeto PaleoAngola descobriu o primeiro dinossauro desse país.