Entrada Departamento Notícias Licenciatura em Física: nota de acesso 155.

Licenciatura em Física: nota de acesso 155.

A licenciatura de Física da U. Porto encheu na primeira fase com a nota de acesso mais alta de sempre

No concurso nacional de acesso, de 2012, primeira fase,  a licenciatura de Física (LF)  preencheu 30 vagas com uma nota de acesso de 155, a mais alta de sempre. O Mestrado Integrado em Engenharia Física (MIEF) também preencheu as 35 vagas, com nota de acesso de 135 (contingente geral). A licenciatura de Astronomia teve menor procura, preenchendo apenas 6 das 20 vagas disponíveis. Este resultado teve a ver, certamente, com a exigência de provas de acesso de Matemática (12º) e Física e Química (10-11º), que ocorreu este ano pela primeira vez e conduziu a uma redução dos candidatos.

Dos candidatos colocados na LF, 90% indicaram o curso em primeira opção; no  MIEF, essa percentagem foi de  66%. É de salientar que, entre as licenciaturas em Física oferecidas no País,  só a da Universidade do Porto preencheu todas as vagas. Em Engenharia Física o curso mais bem sucedido continua a ser o Mestrado Integrado em Engenharia Física e Tecnológica do IST.

O gráfico anexo, detalha as classificações e opções dos estudantes colocado na 1ª fase.