Entrada Departamento Notícias Palestra - A institucionalização da astronomia em Portugal

Palestra - A institucionalização da astronomia em Portugal

A criação do Real Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (1772-99) e o estabelecimento do seu programa científico.

Fernando B. Figueiredo

CITEUC

28 de novembro de 2019, 14:00

Anfiteatro -120, DFA-FCUP

A criação do ensino científico na Universidade de Coimbra foi uma das maiores novidades da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra (1772), bem patente na criação da nova Faculdade de Matemática e do Real Observatório Astronómico. A criação do Observatório, foi fundamental para a institucionalização da ciência astronómica em Portugal e decorreu durante um período (segunda metade do século XVIII) em que a astronomia é sustentada pelos grandes avanços teóricos da mecânica celeste e da matemática aplicada.

Nesta comunicação pretendemos relatar a história da criação do Observatório Astronómico e o estabelecimento do seu principal programa astronómico, da inteira responsabilidade de José Monteiro da Rocha (1734-1819): o cálculo e a publicação das 'Ephemerides Astronómicas’.