Entrada Departamento Notícias Palestra 'Ciência, Tecnologia e Conhecimento'

Prof. Doutor Pedro Moradas Ferreira
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Resumo:
A ciência que para muitos é investigação resulta frequentemente numa aplicação com mais ou menos utilidade para a sociedade. Com o avanço da biologia molecular onde a informação acumulada está a ser considerável, tem sido possível utilizar algum do conhecimento para obter novos produtos alimentares, biomédicos ou com impacto no ambiente. A investigação nas áreas da biomedicina promete grandes benefícios, principalmente com o uso e células estaminais. Serão discutidos alguns aspectos da utilização da física na medicina assim como a construção de peças mecânicas num  ser cada vez mais “melhorado”.

Nota biográfica:

Licenciado em Química, ramo de Orgânica e bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1974. Segue nesse mesmo ano para o University College London onde obtém o grau de Ph.D. em Bioquímica em 1977. Regressa a Portugal onde vai como assistente para o ICBAS e posteriormente fica professor Auxiliar em 1978.

Atualmente é professor catedrático e exerce o cargo de diretor do Departamento de Biologia Molecular do ICBAS e está associado ao grupo de “Sinalização celular” do I3S. No desenvolvimento da carreira, inicia uma linha de investigação sobre a resposta adaptativa do stress oxidativo utilizando como sistema biológico a levedura Saccharomyces cerevisiae, que levou a trabalhos sobre o envelhecimento cronológico. Tem colaborado em diversos grupos predominando a questão do stress oxidativo e presentemente tem cerca de 100 publicações quer em revistas com revisores quer em livros.

Fez estágios no Departamento de Biologia Molecular a Universidade Livre de Bruxelas (duas vezes 3 meses, bolseiro da EMBO), 3 meses no Institut Jacques Monod na Universidade de Paris VII (bolseiro do Governo Francês) e um ano no Departamento de Biologia Molecular da Faculdade de Química da Universidade Livre de Amsterdão (bolseiro da UE).

Organizou várias reuniões entre as quais o primeiro curso da UNESCO / ICRO sobre “Toxicidade do oxigénio” em colaboração com A. Quintanilha, assim como simpósios e congressos internacionais e nacionais.

Foi delegado nacional a Comissões do programa COST e fez parte de grupos avaliadores de bolsas Marie Curie, assim como pertenceu ao painel de bolsas da FCT e da ADI/ ANI. Foi delegado nacional junto á Federação Europeia das Sociedades de Bioquímica no grupo de educação. Foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica.

Na Universidade do Porto, foi um dos responsáveis pelo lançamento dos cursos de Licenciatura em Bioquímica e Mestrado Integrado em Bioengenharia, onde continua dar as aulas das unidades curriculares de Bioquímica metabólica.