Entrada Departamento Notícias Palestra - Construção do ethos científico no discurso académico

Palestra - Construção do ethos científico no discurso académico

Palestra - Construção do ethos científico no discurso académico: problematização a partir da área da análise do discurso

Isabel Margarida Duarte

Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

30 de março de 2017 às 17:00

Anfiteatro -120, Edifício FC3 FCUP

Resumo

Os discursos académicos podem ser catalogados em diferentes géneros textuais, nem sempre muito afastados pelas suas características genológicas. No entanto, as diferenças existentes entre diversos discursos académicos já são sensíveis, consoante o campo da intervenção científica. Desde a frequência com que o autor recorre a metáforas a, sobretudo, a forma como gere a sua presença no texto, os discursos apresentam diferenças, por exemplo, conforme são da área das Ciências Sociais, das Humanidades ou das Ciências ditas duras. O nosso trabalho tem procurado ver de que modo o sujeito de discursos académicos (e também científicos) se inscreve no seu texto e, por outro lado, como gere a construção ou o apagamento do seu ethos científico, em ordem à construção de uma retórica da objetividade. Tem merecido ainda a atenção dos linguistas o modo como a voz do outro está presente nos textos, frequentemente em construções concessivas, mais ou menos conflituais (Livnat, 2015), ao serviço, também, da construção desse ethos. O trabalho de análise de teses de mestrado, produtos híbridos entre o discurso científico e o académico, permitiu-nos perceber que a retórica da humildade está, com frequência, ao serviço de uma ética científica da desresponsabilização. Dar conta dos mecanismos linguísticos usados pelos autores possibilita uma intervenção posterior junto dos jovens investigadores, porque auxilia a problematização de questões de escrita, mas sobretudo de investigação de que não estão conscientes quando realizam os seus primeiros trabalhos.

Isabel Margarida Duarte é Professora Associada de Linguística da FLUP. É membro do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Coordenadora Local Erasmus. É Diretora dos seguintes Mestrados:

1. Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira

2. Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário

3. Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Leciona Pragmática no 1º Ciclo de Ciências da Linguagem, Pragmática e Análise do discurso e Gramática da Comunicação Oral e Escrita no Mestrado em PL2/LE, Didática do Português I e II nos Mestrados em Ensino e Temas de Pragmática e Análise do Discurso e Didática Específica II no 3º Ciclo de Ciências da Linguagem.

Áreas de investigação: Pragmática e análise do discurso (relato de discurso, marcadores discursivos, discurso oral); análise contrastiva entre línguas românicas e Linguística aplicada ao ensino do Português (Língua Materna e Língua Estrangeira).