Entrada Departamento Notícias Palestra: Em defesa da Ficção Científica

10 de março às 17:30
Anfiteatro -117 do Edifício FC3 da FCUP

Resumo:

Diz-se, em defesa da literatura, que é um meio de conhecimento: qual simulador da realidade, coloca-nos perante uma grande diversidade de situações que dificilmente poderíamos de outra forma conhecer. Mas se assim é, qual será a validade da literatura que não versa sobre o real, presente ou passado, mas antes tenta imaginar o futuro? Na minha intervenção, defenderei a Ficção Científica enquanto género narrativo capaz de gerar conhecimento novo e de construir pontes para a Terceira Cultura de que falava C. P. Snow.

Nota biográfica:

Fátima Vieira é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), onde lecciona desde 1986. É Presidente da Utopian Studies Society/Europe desde 2006 e Book Review Editor do periódico norte-americano Utopian Studies. É directora da colecção “Nova Biblioteca das Utopias” (Editora Afrontamento), bem como dos periódicos electrónicos E-topia e Spaces of Utopia (Biblioteca Digital da FLUP). É coordenadora do pólo da U.Porto do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde dirige, desde 2004, o projeto “Mapping Dreams”. No Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, assegurou, entre 2000 e 2010, a coordenação de três edições de um projeto sobre o utopismo português e é atualmente Coordenadora do Projeto FCT “Utopia, Alimentação e Futuro”. É ainda a Coordenadora de Utopia 500, programa comemorativo dos 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More.

Em 2013, a associação americana e canadiana Society for Utopian Studies atribuiu a Fátima Vieira o “Larry E. Hough Distinguished Service Award”, com vista a premiar o trabalho que tem vindo a realizar na área dos Estudos sobre a Utopia.