Entrada Departamento Notícias Palestra - Inclusão da deficiência

Palestra - Inclusão da deficiência

Inclusão da deficiência: o contributo da interdisciplinaridade para a obsolescência da normalidade.

Hélia Saraiva

28 de maio às 17:30
Anfiteatro -120 do Edifício FC3 da FCUP

Resumo:
A constatação, a partir do segundo quartel da centúria transacta, de que a deficiência consiste num fenómeno complexo intrínseco à condição humana, resultante de um processo caracterizado por constructos sociais, contribuiu para a criação dos disability studies. Os alicerces de este campo de estudos assentam na análise do esboroamento da abordagem caritativa, deficitária, individualista e opressiva sobre as pessoas com deficiência.

Demonstraremos quais as implicações do pluriperspectivismo desta esfera investigacional, segundo a sua aplicabilidade interdisciplinar, a fim de favorecer a diversidade e a inclusão social. Abordaremos algumas das possibilidades propiciadas pela aludida trama interdisciplinar, conjugando os disability studies com as ciências da informação, o design universal e a astronomia.

Defenderemos que o entrecruzamento disciplinar propicia os instrumentos necessários para esboroar a cristalização dos obstáculos impeditivos da participação social das pessoas com vulnerabilidades, bem como o poder atribuído à visão normalizadora ainda vigente sobre a deficiência.

Nota biográfica:
Licenciou-se em Literatura Comparada e redigiu a tese de licenciatura intitulada “Facto, ficção e mundos possíveis na História do Cerco de Lisboa de José Saramago”. Realizou um mestrado em Estudos Anglo-Americanos, na FLUP, onde defendeu a tese “Espaços de (des) encanto em The Ultimate City de J. G. Ballard”.É doutoranda em Ciências da Informação na Universidade Fernando Pessoa. O título da sua tese, em redacção, será: “O impacto dos media na imagem das pessoas com deficiência e incapacidade e a sua repercussão no imaginário sociocultural”.

Participou em congressos internacionais e nacionais. Coorganizou um colóquio sobre deficiência e coorganizou e programou ciclos de cinema respeitantes à cinematografia africana contemporânea. Leccionou na ESAD as seguintes unidades curriculares: Temas da Cultura Contemporânea e Sociologia e no Instituto Superior Miguel Torga a unidade curricular: Temas da Cultura Portuguesa. Foi investigadora e membro da Direção do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.