Entrada Departamento Notícias Palestra - Organização do espaço.

Palestra - Organização do espaço.

Palestra - Organização do espaço. Sobre as hipóteses e princípios de observação e transformação.


Arquiteto Doutor Luís Pedro Silva

4 de maio de 2017, 17:30

Anfiteatro -120, Edifício FC3, FCUP

 

Resumo:

Perante o contexto contemporâneo de ampla transformação do espaço é oportuno reactualizar os princípios da sua observação. Este é a primeira proposta de reflexão da apresentação centrada nos trabalhos de doutoramento do autor.

O segundo tema de debate expõe um caso concreto de concepção e concretização da organização espacial. Através dele se debatem o alcance e as limitações da prática arquitectónica e das várias engenharias da construção. Esta outra proposta centra-se na apresentação de imagens do processo conducente ao edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões.

O concreto do mundo físico como princípio de referência. Partida e destino inconformáveis da organização espacial.

 

Nota biográfica:

Luís Pedro Ferreira da Silva.

Nasce Oliveira de Azeméis 1971.

Licenciado pela FAUP em 1995 com frequência de um ano em Paris.

Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano ministrado conjuntamente pela FAUP e pela FEUP – Formas da Cidade Difusa, 1998.

Docente de Projecto na FAUP, desde 1999. Investigador do CEAU desde 2002.

Doutorado pela FAUP, em Arquitectura – Das Espécies de Espaço ao Espaço da Espécie-Princípios de Observação do Espaço como Condição da sua Organização Actual, 2016.

Possui escritório independente desde 2000, tendo realizado obras e projectos em várias cidades do país, na Europa, em África e na América. A sua obra mais divulgada é o Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos.

Acções do Documento
classificado em: