Entrada Departamento Notícias Palestra: Portugal - Identidade Nacional

Alexandre Alves Costa

11 de junho às 17:30 | Auditório do Edifício FC5 da FCUP

Resumo:

O que será hoje e, sobretudo, no futuro, ser português?

Será que vamos querer continuar, ou será que poderemos, neste momento difuso de integração na Europa, e sem cairmos em nacionalismos radicais, chamados por Eduardo Lourenço de benfiquismos patrióticos, ou em ridículas resistências antieuropeístas, será que queremos ou poderemos manter colectivamente alguma convicção identitária que nos garanta, objectiva e subjectivamente, a persistência de um Portugal/Nação?

Será que teremos de reconstruir uma nova actualização da identidade nacional de base puramente ideológica, nós que somos por natureza e por defesa, inventores natos de identidades, ou será que a temos ou estamos a caminho de ter, com algum fundamento sociológico, económico ou cultural?

Sabemos, no entanto, que a perda da identidade, mesmo daquela que, eventualmente, inventemos para o nosso tempo, significa a perda do nosso país, a sua diluição na periferia de alguma ou algumas regiões europeias.

Pouco tempo nos resta antes da desistência total, mergulhados no fatalismo da inevitável perda.

Nota biográfica resumida:

Arquiteto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1966.
Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto.
Tem bibliografia publicada, sobretudo em revistas da especialidade portuguesas e estrangeiras, parcialmente recolhida em três volumes:
Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos, FAUP publicações, 2ª edição, Porto, 2007;
Candidatura ao Prémio Jean Tschumi, Ordem dos Arquitetos, Lisboa, 2005;
Textos Datados, e/d/arq, Coimbra, 2007.
Membro do Conselho Editorial da Revista "Monumentos" do IRHU e JA da Ordem dos Arquitetos.
Exerce a profissão liberal, em coautoria com Sérgio Fernandez, desde 1970, com obra construída, quase totalmente publicada.
Agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada por Sua Excelência o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.
Sócio Honorário da Ordem dos Arquitetos e da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa.