Entrada Departamento Notícias Pedro Gil Vieira vence medalha Gribov 2015

Pedro Gil Vieira vence medalha Gribov 2015

 

Pedro Vieira, antigo aluno da licenciatura de Física do nosso Departamento, que fez o doutoramento numa colaboração entre a École Normale Superieur in Paris e o Centro de Física do Porto, e que é membro permanente do Perimeter Institute for Theoretical Physics, acaba de ganhar um importante prémio atribuído a jovens físicos com atividade na área da Física de Partículas.

O Pedro é o vencedor da medalha de Gribov de 2015, um prémio atribuído pela Sociedade Europeia de Física em cada dois anos a jovens cientistas da área de física de partículas teórica e teoria de campo. O prémio foi atribuído com a seguinte menção:

"for his groundbreaking contributions to the determination of the exact spectrum of anomalous dimensions of N=4 supersymmetric Yang Mills theory and scattering amplitudes, for any interaction strength”.

Desde que o Pedro iniciou a sua notável carreira internacional sempre apoiou de modo significativo o nosso Departamento, começando pelas suas inesquecíveis aulas de Relatividade na Escola de Verão de Física, pelo lançamento da Mathematica Summer School in Theoretical Physics no nosso Departamento que se tornou uma referência internacional para estudantes de doutoramento em áreas que envolvem a teoria de campo e afins, e pelo apoio na formação de alguns dos nossos jovens talentos nos programas de mestrado e doutoramento.

Parabéns Pedro!

Para mais detalhes na medalha de Gribov deste ano pode ver o sítio com esta notícia no Perimeter Institute, bem como as ligações aí disponíveis.

(https://www.perimeterinstitute.ca/node/95855)

Mais informação em:

http://excelenciapt.com/site/?p=1611

Acções do Documento
classificado em: