Entrada Departamento Notícias Prémio da European Physical Society atribuído a estudante de doutoramento do DFA-FCUP

Miguel Canhota, estudante de doutoramento do programa doutoral MAP-Fis no Departamento de Física e Astronomia (DFA) da FCUP, foi um dos 10 galardoados dos prémios para estudantes atribuídos este ano pela European Physical Society (EPS), através da sua divisão de Electrónica Quântica e Óptica - Quantum Electronics and Optics Division (QEOD) - e do Young Minds Action Committee.

Este prémio, o EPS-QEOD Travel Grant Student Award, destina-se a estudantes cuja contribuição científica em óptica e fotónica é considerada da mais alta qualidade, e inclui um diploma e apoio financeiro para a participação na conferência internacional Conference on Lasers and Electro-Optics – European Quantum Electronics Conference (CLEO/Europe-EQEC 2017). A conferência CLEO Europe tem lugar a cada dois anos, sendo o evento científico mais importante e de maiores dimensões em óptica, lasers e fotónica de toda a Europa. O prémio será entregue numa Sessão Plenária da CLEO, a ter lugar em Munique (Alemanha) no próximo dia 27 de Junho.

O trabalho de doutoramento do estudante Miguel Canhota está a ser desenvolvido no Grupo de Lasers Ultra-rápidos e Espectroscopias Magnetodinâmicas do IFIMUP-IN/DFA (Prof. Helder Crespo) em colaboração com a o Grupo de Física do Laser, Óptica Quântica e Óptica Não-linear da Universidade Complutense de Madrid (Prof. Rosa Weigand).

Na conferência CLEO, o estudante Miguel Canhota irá apresentar dois trabalhos (uma comunicação oral e um poster) totalmente realizados no laboratório de impulsos laser ultra-curtos Femtolab do IFIMUP-IN. Apesar das dificuldades de financiamento em ciência que se têm sentido em Portugal nos últimos anos, quer em projectos de investigação quer em bolsas de doutoramento, têm-se feito grandes esforços para manter este laboratório em operação, sendo que a manutenção e reparação de todo o equipamento avançado têm sido asseguradas na sua totalidade por membros do grupo de investigação. Apesar destas condições, o grupo mantém a sua motivação para a produção de ciência de qualidade e para a publicação em revistas científicas de referência, esforços que foram agora reconhecidos pela European Physical Society. No primeiro trabalho (comunicação oral) foi desenvolvido um novo método para a caracterização temporal de impulsos luminosos ultra-curtos no regime de poucos femtosegundos (1 femtosegundo = 0,000.000.000.000.001 segundos), capaz de medir impulsos com apenas um ciclo-óptico de duração e numa larga gama espectral, do infravermelho ao ultravioleta, o qual tem aplicações em várias áreas da ciência e tecnologia. O segundo trabalho (comunicação em poster) prende-se com o estudo e caracterização de um novo método para a produção de impulsos luminosos ultra-curtos de alta energia baseado em propagação não-linear em meios finos e transparentes, o qual poderá estar na base de novos sistemas para a geração de raios-X coerentes na gama dos atosegundos (1 atosegundo = 0,001 femtosegundos) e para a aceleração de partículas por laser. O grupo do Porto viu também aceites três outras comunicações orais na conferência CLEO, resultantes de trabalho desenvolvido em colaboração com as Universidades de Salamanca (Espanha), Lund (Suécia), e a spin-off tecnológica da Universidade do Porto, Sphere Ultrafast Photonics.

A lista completa de laureados encontra-se em: