Entrada Departamento Notícias Projeto com 'DNA' FCUP destacado pela União Europeia

Projeto com 'DNA' FCUP destacado pela União Europeia

© DR

Serviço de Investigação Comunitária e Informação de Desenvolvimento da Comissão Europeia (CORDIS) destacou recentemente o projeto PULSATION, coordenado por Tiago Campante, docente da Faculdade de Ciências da Universidade e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), na rubrica “Results in Brief”. A CORDIS é a principal fonte da Comissão Europeia de disseminação de resultados dos projetos financiados pelos programas da União Europeia.
Iniciado em 2018 na sequência da atribuição de uma bolsa individual ‘Marie Skłodowska-Curie’ ao investigador Tiago Campante, o projeto PULSATION teve como objetivo usar fotometria do satélite TESS (NASA) para sistematicamente detetar e caracterizar exoplanetas que transitam estrelas pulsantes evoluídas.
Os dados do satélite também foram usados para caracterizar estrelas-mãe de planetas já conhecidas, através de fotometria de trânsitos, asterossismologia e medições de velocidade radial posteriores, por observatórios à superfície da Terra.
“O destaque dado ao nosso projeto pela Comissão Europeia é motivo de orgulho para os cientistas nele envolvido, a instituição de acolhimento (CAUP/IA) e o nosso parceiro na área da comunicação, a Ciência Viva”, começa por referir Tiago Campante.
“Numa perspetiva mais alargada, trata-se de um reconhecimento ao mais alto nível da investigação de ponta levada a cabo no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da capacidade dos seus investigadores para atraírem e fazerem uso eficiente de fundos europeus”, destaca o Investigador Principal do PULSATION.

O resultado desta ação tem o potencial de fornecer uma nova visão sobre alguns dos problemas atuais em ciência exoplanetária, nomeadamente, a taxa de formação de planetas gigantes gasosos em função da massa da estrela, a correlação entre a metalicidade da estrela e a formação de planetas gigantes à volta de estrelas evoluídas e a estrutura dos planetas gigantes gasosos.

Os Results in Brief do projeto PULSATION estão disponíveis aqui (em inglês).

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto.