Entrada Departamento Notícias Spin-off tecnológica Sphere Ultrafast Photonics recebe contrato Marie Curie

Spin-off tecnológica Sphere Ultrafast Photonics recebe contrato Marie Curie

O Dr. Benjamín Alonso, que já foi investigador de pós-doutoramento no DFA-FCUP, irá realizar no Porto o seu novo projecto de investigação durante os próximos 2 anos

A Acção Marie Skłodowska-Curie​​ do programa H2020 da Comissão Europeia financia projectos de investigação excelentes e de alto impacto para serem realizados por investigadores de reconhecido mérito e potencial.

Esta Acção tem um painel específico, Society and Enterprise (SE), para beneficiários não académicos. Na presente convocatória foram financiados 58 projectos nesse painel, 2 dos quais em Portugal, e outros 7 em Espanha. Do total de projectos, apenas 2 correspondem à área da Física, sendo um deles o agora conseguido pelo Dr. Benjamín Alonso e pela spin-off tecnológica Sphere Ultrafast Photonics, sediada no Porto. O projecto, com uma duração de 24 meses, está financiado em 160.000 euros, os quais cobrem o salário do investigador, gastos relacionados com a investigação, e gastos de gestão.

Benjamín Alonso é Licenciado (2007), Mestre (2008) e Doutor (2012) pela Universidade de Salamanca, tendo recebido vários prémios ao longo do seu percurso de investigação. Ainda durante o seu doutoramento realizou estágios no laboratório Femtolab (IFIMUP e DFA-FCUP) e posteriormente ganhou uma bolsa individual de pós-doutoramento da FCT (2013-2014), tendo trabalhado no mesmo laboratório sob a supervisão de Helder Crespo, professor auxiliar do DFA e CTO da Sphere Ultrafast Photonics. Desde então, o Dr. Alonso tem mantido vários contratos de docência na Universidade de Salamanca. O projecto agora concedido, que contará com a supervisão e apoio de Helder Crespo (ciência e tecnologia) e Rosa Romero (transferência de tecnologia e desenvolvimento de produto) irá permitir o desenvolvimento de técnicas e produtos ao mais alto nível no campo da medida e controlo de impulsos laser ultra-curtos à escala do femtosegundo, sendo um exemplo claro da capacidade e relevância que uma PME tecnológica nacional pode ter no panorama científico e tecnológico europeu.