Entrada Departamento Notícias Stephen Hawking 1942 - 2018

Stephen Hawking 1942 - 2018

 

Faleceu aos 76 anos o físico britânico Stephen Hawking. Deixou um importante legado para a física teórica, muito particularmente, para o entendimento das deficiências intrínsecas da Relatividade Geral de Einstein e para a física dos buracos negros e para a cosmologia, a ciência do Universo como um todo.

A sua primeira contribuição importante foi a demonstração, na segunda metade da década de 1960, de que as singularidades, pontos no espaço-tempo onde as equações de Einstein deixam de fazer sentido, eram inevitáveis no contexto da Teoria da Relatividade Geral. Este contributo ficou plasmado no livro “Large Scale Structure of space time” escrito em colaboração com o físico sul-africano George Ellis, publicado em 1973.

Subsequentemente, em 1975 ele desenvolveu a ideia que os buracos negros deveriam radiar termicamente a uma temperatura específica, inversamente proporcional às suas massas, temperatura esta que hoje designamos por temperatura de Hawking.

No princípio da década de 1980 ele iniciou, em colaboração com o físico norte-americano James Hartle, o programa de investigação que hoje referimos como cosmologia quântica. Ele também estudou muitos outros problemas como o das máquinas do tempo, e questões relacionadas com a cosmologia e a formação de estruturas no Universo.

Mais recentemente, ele pronunciou-se sobre questões de interesse geral como as implicações do desenvolvimento da inteligência artificial e a necessidade e inevitabilidade da exploração espacial.


Orfeu Bertolami
4 de março de 2018

Acções do Documento
classificado em: