Entrada Departamento Notícias Orlando Frazão ganha prémio de melhor tese de Física em 2009-2010

Orlando Frazão ganha prémio de melhor tese de Física em 2009-2010

A Sociedade Portuguesa de Física atribuiu o prémio Fernando Bragança Gil 2012 a ORLANDO FRAZÃO, pela sua tese Sensores em Fibra Óptica Baseados em Interferometria e Efeitos Não-lineares. O prémio contempla a melhor tese de Física de uma instituição portuguesa das cerca de 80 defendidas em 2009 e 2010.
Orlando Frazão ganha prémio de melhor tese de Física em 2009-2010

Orlando Frazão

Orlando Frazão foi estudante de doutoramento do  Departamento de Física e Astronomia, tendo defendido a sua tese de doutoramento, orientada pelo Professor José Luís Santos, em 2009. É presentemente investigador do INESCTEC na unidade Unidade de Sistemas Opto-Electrónicos, centro onde desenvolveu o trabalho de investigação do seu doutoramento.

Uma das principais contribuições do premiado consistiu no desenvolvimento de sensores baseados em fibras de cristais fotónicos, tendo sido pioneiro em Portugal na aplicação destas estruturas sensoras. Publicou durante o seu doutoramento o primeiro artigo de revisão nesta área no contexto internacional (na revista LASER & PHOTONICS REVIEWS - Factor de impacto 7.3 – tendo sido capa do número onde foi publicado). Durante o seu doutoramento publicou cerca de 30 artigos em revistas internacionais. Em 2007 foi-lhe atribuído um Best Student Paper numa das mais prestigiadas conferências da área.

Este prémio Fernando Bragança Gil é atribuído pela segunda vez e é de salientar que a primeira edição também foi ganha por um estudante de doutoramento do Departamento de Física e Astronomia, Eduardo Vieira de Castro.