Programa Doutoral em Astronomia

Os projetos Astronomia em desenvolvimento no European Southern Observatory (ESO), do qual Portugal é membro, cobrem áreas praticamente inexploradas pela ciência, como a interferometria no infravermelho com o Very Large Telescope Interferometer (VLTI) e no sub-milímetro com o Atacama Large Millimeter Array (ALMA).
Além disso, as missões atuais e futuras da Agência Espacial Europeia (ESA, da qual Portugal é membro), nomeadamente Herschel, Planck, Gaia e Telescópio Espacial James Webb (JWST), vão aumentar ainda mais os desafios e a visibilidade da Astronomia.
Novos domínios estarão abertos à observação. Em paralelo, ferramentas inovadoras e técnicas de diagnóstico, bem como novas formas de acesso e operação das instalações estão a ser desenvolvidas. Os grandes telescópios em operação, e os que estão em construção ou em processo de concepção, como o telescópio europeu Extremamente Grande (E-ELT), verdadeiras máquinas de recolha de  dados  máquinas, requerem tecnologias inovadoras (óptica adaptativa, por exemplo), sistemas complexos e novas técnicas para a manipulação, processamento e análise de dados, bem como novas atitudes no astrónomos no acesso dos seus próprios dados. Posteriormente, a utilização do "observatórios virtuais", baseando-se vários bancos de dados, de observações terrestres e espaciais, adicionarão novas dimensões e possibilidades.
Consequentemente, o papel da astronomia como um espaço privilegiado para a formação multidisciplinar, abrange vários domínios da ciência e da tecnologia, resplandece claramente.
A formação adequada dos futuros astrónomos e pesquisadores, a partir de uma ampla gama de formações de base, torna-se um desafio, face à exigência destes novas áreas. E fundamental expor e envolver os jovens investigadores, desde o início da sua formação, em colaborações internacional e em equipas multinacionais e multidisciplinares.
Este programa de doutoramento proporciona essa oportunidade de formação avançada da próxima geração de astrónomos com uma abordagem verdadeiramente internacional.

Director de Curso
Mário João Monteiro
Mais informação
Consultar a página do PDA


Acções do Documento
PDA

PIA14403.jpg
M101-Pinwheel galaxyNASA/JPL-Caltech/UCLA

PIA12834.jpg
Andromeda dust (NASA/JPL-Caltech/UCLA)