Licenciatura em Física

O que é um físico
Físico (do Lat. physicu < Gr. physikós, da natureza): pessoa curiosa, quer  saber como tudo funciona incluindo o próprio Universo. Sabe usar matemática avançada. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Fica todo entusiasmado quando é capaz de prever o desenrolar de uma experiência. As suas descobertas estão na base de toda a tecnologia. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Como se faz um físico
O treino de um físico profissional exige vários anos. A licenciatura proporciona uma formação inicial em Física (clássica, relativista e quântica), em Matemática e Computação, e um treino em experimentação, instrumentação, análise de dados. O licenciado em Física caracteriza-se por uma grande agilidade mental, capacidade analítica e competência numérica na  abordagem de problemas, competências de grande utilidade em inúmeras atividades, e muito apreciadas em estudos de pós-graduação de várias áreas, não apenas em Física.
Perfis de Física e Astrofísica
A partir de 2017/2018 os estudantes da Licenciatura em Física têm dois perfis alternativos: Física e Astrofísica. Os estudantes do perfil de Astrofísica estão idealmente capacitados para seguir uma carreira em qualquer área de Astronomia ou Astrofísica.
Minors
Para além da formação de base, os estudantes podem escolher uma formação complementar (42 ECTS, 7 disciplinas)  em qualquer área da Faculdade de Ciências e e combinar Física com Informática, Matemática, Química, Biologia, etc.
Objetivos
Aquisição de conhecimentos de Física Clássica e Quântica; Formação atualizada em métodos e técnicas experimentais, incluindo o projeto e implementação de experiências; competências sólidas em matemática, técnicas numéricas e computacionais; formação sólida para o prosseguimento de estudos em áreas científicas ou educacionais.

Saídas Profissionais
Cargos técnicos de nível intermédio (Laboratórios do Estado, Escolas, Controlo de Qualidade, Hospitais, Serviços Financeiros, Seguradoras, Indústrias, Tecnologia de Informação). Prosseguimento de estudos de segundo ciclo em Física (teórica ou experimental), Astronomia,  Engenharia Física, outras Engenharias e áreas pluri-disciplinares (Física Médica, Biofísica, Ambiente, Astronomia, Gestão de Recursos, entre outras) ou Formação de Professores (especialidade em Ensino de Física e Química).
Director de Curso
Manuela Lopes dos Santos
Planos de Estudo
O Plano estudo detalhado pode ser consultado no site da FCUP (nova janela)
Acções do Documento
classificado em: , ,
Lic. Fisica

bremen3
Gravidade 0 em Bremen (projeto ESA)

loop fibra 2
fibra ótica

feynman diagrams
Diagramas de Feynman

Licenciatura em Física