Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto foi em criado em Maio de 1989 (Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia) e iniciou as actividades em Outubro de 1990. É um centro reconhecido e financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia.
É uma associação científica e técnica privada, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública. Inscreve entre os seus objectivos apoiar e promover a Astronomia, nomeadamente:

• a investigação científica,
  • a formação ao nível pós-graduado e universitário,
  • o ensino da Astronomia ao nível não universitário (ensino básico e secundário)
  • e a divulgação da ciência e promoção da cultura científica.

Actualmente desenvolvem a sua actividade de investigação no CAUP 6 docentes do DFA. É também membro do CAUP  Teresa Lago (professora aposentada). No total trabalham no CAUP cerca de 30 investigadores doutorados.

Na última avaliação da FCT, o CAUP foi uma de apenas  três unidades de todas as áreas de Física e Astronomia que receberam a classificação de "excelente".

Docentes do DFA no CAUP

caup