Entrada Investigação

Física e Astronomia na UP

Áreas de Investigação

As principais áreas de investigação no Departamento são:

Centros de Investigação

Os docentes e investigadores do DFA desenvolvem a sua atividade de investigação em quatro centros de investigação:

Física Experimental (materiais)

A investigação na área de Física Aplicada desenvolve-se principalmente no Instituto da Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP-IN), que integrou recentemente o Laboratório Associado de Nanotecnologias IN. Uma das linhas de trabalho debruça-se sobre todos os tipos de materiais: cristais líquidos, dieléctricos (isoladores), materiais magnéticos e supercondutores. Recentemente orientámos o nosso trabalho para a fabricação e caracterização de materiais com estruturas artificiais à escala do nanometro (10-9 m). Uma outra linha de trabalho são os lasers de impulsos ultra-curtos e suas aplicações.

• multicamadas magnéticas
  • válvulas de spin
  • nanotubos e alumina nanoporosa
  • lasers de impulsos de ato-segundo

Engenharia Física

A investigação e desenvolvimento na área de Engenharia Física centra-se fundamentalmente em Óptica/Optoelectrónica/Lasers, em Materiais Avançados/Micro e Nano Dispositivos, e nas suas aplicações tecnológicas. Participam nessas actividades o Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto e a Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos do INESC-PORTO, ambas integradas em Laboratórios Associados.

• Sensores em fibra óptica
  • Multicamadas magnéticas
  • Visualização do interior do olho com laser
  • Pontos (dots) quânticos
  • Aplicações farmacêuticas de nanotubos
  • Lasers em fibra
Da investigação em sensores e lasers em fibra já resultaram duas empresas de elevada tecnologia: FiberSensing e Multiwave Photonics.

Física Teórica

A investigação em Física Teórica desenvolve-se no Centro de Física do Porto. O que nos motiva é perceber o Universo em todas as escalas: desde as supercordas (10-35 m ? ) ao comportamento global do Universo (1026 m) passando por tudo o que ocorre à nossa escala. Explora aqui alguns dos nossos temas de investigação do nosso Departamento.

• Supercordas
  • Cosmologia
  • Grafeno
  • Sistemas Complexos

Astronomia

A investigação am Astronomia moderna na Universidade do Porto seguiu-se à criação da Licenciatura em Física e Matemática Aplicada (ramo Astronomia) na década de 80.  Em 1989 foi criado o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) em 1989.

Desde então a U.Porto tornou-se na Universidade Portuguesa com o maior grupo de investigadores em Astronomia, que estão associados ao CAUP ou em outras unidades da U.Porto.

Ensino da Física

Terminaram recentemente dois doutoramentos na área de Ensino da Física:

• Edite Briosa: Aprendizagem de Mecânica de Sólidos e Fluidos em Escolas Secundárias - O Impacto de Materiais Interativos e a sua Exploração Educacional
  • Ana Rita Lopes Mota: Ensaio prático do movimento core knowledge no ensino da Física em Portugal
Estas estudantes desenvolverem projetos relacionados com o Ensino Básico e Secundário da física, tendo criado materiais disponibilizados  para professores.
O Departamento disponibiliza também os materiais do Projeto Faraday (Todo o secundário).

Investigação no DFA

Cristal liquido
cristais líquidos

Escrita em fibra ótica