Física e Astronomia na UP
Áreas de Investigação
As principais áreas de investigação no Departamento são:
Centros de Investigação
Os docentes e investigadores do DFA desenvolvem a sua atividade de investigação em quatro centros de investigação:
- Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, CAUP
- Centro de Física do Porto, CFP
- Instituto de Física de Materiais da Universidade do Porto, parte do Instituto de Nanotecnologia, IFIMUP-IN
- INESC-Porto, Unidade de Optoeléctrónica e Sistemas Electrónicos
Física Experimental (materiais)
A investigação na área de Física Aplicada desenvolve-se principalmente no Instituto da Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP-IN), que integrou recentemente o Laboratório Associado de Nanotecnologias IN. Uma das linhas de trabalho debruça-se sobre todos os tipos de materiais: cristais líquidos, dieléctricos (isoladores), materiais magnéticos e supercondutores. Recentemente orientámos o nosso trabalho para a fabricação e caracterização de materiais com estruturas artificiais à escala do nanometro (10-9 m). Uma outra linha de trabalho são os lasers de impulsos ultra-curtos e suas aplicações.
- multicamadas magnéticas
- válvulas de spin
- nanotubos e alumina nanoporosa
- lasers de impulsos de ato-segundo
Engenharia Física
A investigação e desenvolvimento na área de Engenharia Física centra-se fundamentalmente em Óptica/Optoelectrónica/Lasers, em Materiais Avançados/Micro e Nano Dispositivos, e nas suas aplicações tecnológicas. Participam nessas actividades o Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto e a Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos do INESC-PORTO, ambas integradas em Laboratórios Associados.
- Sensores em fibra óptica
- Multicamadas magnéticas
- Visualização do interior do olho com laser
- Pontos (dots) quânticos
- Aplicações farmacêuticas de nanotubos
- Lasers em fibra
Física Teórica
A investigação em Física Teórica desenvolve-se no Centro de Física do Porto. O que nos motiva é perceber o Universo em todas as escalas: desde as supercordas (10-35 m ? ) ao comportamento global do Universo (1026 m) passando por tudo o que ocorre à nossa escala. Explora aqui alguns dos nossos temas de investigação do nosso Departamento.
- Supercordas
- Cosmologia
- Grafeno
- Sistemas Complexos
Astronomia
A investigação am Astronomia moderna na Universidade do Porto seguiu-se à criação da Licenciatura em Física e Matemática Aplicada (ramo Astronomia) na década de 80. Em 1989 foi criado o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) em 1989.
Desde então a U.Porto tornou-se na Universidade Portuguesa com o maior grupo de investigadores em Astronomia, que estão associados ao CAUP ou em outras unidades da U.Porto.
Ensino da Física
Terminaram recentemente dois doutoramentos na área de Ensino da Física:
- Edite Briosa: Aprendizagem de Mecânica de Sólidos e Fluidos em Escolas Secundárias - O Impacto de Materiais Interativos e a sua Exploração Educacional
- Ana Rita Lopes Mota: Ensaio prático do movimento core knowledge no ensino da Física em Portugal
- Mecânica Newtoniano e de Fluidos ( secundário)
- Materiais de Ensino Básico (Terra e Sistema Solar, Movimentos e Forças, Luz)